APRENDENDO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA A PARTIR DO MERCADINHO

AUTORA
Professora Vanderleia Stec, quarto ano

Com o objetivo de introduzir conceitos básicos de educação financeira e promover o desenvolvimento de habilidades práticas de gestão de dinheiro, a professora Vanderléia Stec criou uma atividade inovadora com os alunos do 4º ano da Escola Municipal do Campo São Miguel de Itapará. A proposta envolveu a criação de um mercadinho na sala de aula, onde os alunos puderam vivenciar situações cotidianas de compras, vendas e administração de recursos.

Antes de iniciar a atividade prática, os alunos assistiram a um vídeo educativo sobre educação financeira, que explicou de forma simples conceitos como o valor do dinheiro, a diferença entre necessidades e desejos, como economizar, planejar e tomar decisões de compra. O vídeo serviu como base para a reflexão sobre a importância de fazer escolhas conscientes e responsáveis no uso do dinheiro.

Em seguida, a turma foi dividida em grupos, e cada um teve a missão de montar seu próprio "mercadinho" na sala de aula. Os estudantes foram responsáveis por precificar os produtos, fazer simulações de compras, vendas e calcular trocos. Durante a atividade, eles discutiram sobre como o dinheiro é utilizado de forma inteligente para atender às necessidades, respeitar um orçamento e entender o valor das coisas que consumimos.

Essa experiência prática permitiu que os alunos aplicassem o que aprenderam no vídeo, reforçando o conhecimento sobre a importância do planejamento financeiro, do controle de gastos e da responsabilidade ao lidar com o dinheiro. A professora também incentivou debates sobre como fazer escolhas financeiras mais conscientes, como diferenciar o que é necessário do que é supérfluo e como estabelecer prioridades na hora de consumir.

Ao final da atividade, os alunos estavam mais cientes de como o dinheiro deve ser administrado de maneira equilibrada, e muitos expressaram como a experiência os ajudou a entender melhor as decisões financeiras do dia a dia.

O mercadinho não só proporcionou momentos de aprendizagem prática, mas também reforçou a importância de habilidades como o pensamento crítico, a colaboração em grupo e o uso responsável das finanças pessoais. Essa vivência de educação financeira deu aos alunos ferramentas valiosas para entender o mundo ao seu redor e tomar decisões financeiras mais informadas no futuro.














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