JORNAL DA TURMA: EXPLORANDO A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA EM JORNAL
AUTORA
Professora Vanderleia Stec, quarto ano
Com o objetivo de ampliar o repertório textual dos alunos e desenvolver a habilidade de produção escrita, a professora Vanderléia Stec realizou com os alunos do 4º ano da Escola Municipal do Campo São Miguel de Itapará uma atividade especial de Língua Portuguesa, voltada ao estudo e produção do gênero textual notícia.
A proposta teve início com a leitura e análise de diferentes tipos de notícias retiradas de jornais infantis, revistas e sites educativos. Os estudantes aprenderam sobre a estrutura desse gênero textual, identificando os elementos essenciais: título chamativo, lead (resumo da notícia).
A partir desse estudo, cada aluno foi desafiado a escrever sua própria notícia com tema livre, podendo escolher assuntos do cotidiano, acontecimentos da escola, curiosidades, esportes, meio ambiente, animais, invenções, entre outros. A diversidade de temas trouxe riqueza à atividade e despertou ainda mais o interesse da turma.
Com muita dedicação e criatividade, os alunos redigiram suas notícias, ilustraram com desenhos e criaram títulos originais. A professora orientou a revisão dos textos e incentivou a autonomia de cada criança, respeitando seu estilo e suas ideias.
As produções foram reunidas na criação do *jornalzinho da turma, intitulado Notícias do 4º Ano, um mural coletivo que apresentou o trabalho dos pequenos jornalistas. O jornal foi exposto na escola para que outros alunos e outros professores pudessem conhecer as reportagens.
A atividade foi um sucesso! Além de reforçar o conteúdo sobre o gênero textual notícia, proporcionou um momento de expressão pessoal, cooperação e valorização das produções dos alunos. Através dessa vivência, a turma desenvolveu habilidades importantes como a escrita com propósito, a organização de ideias, a leitura crítica e o protagonismo na comunicação.
Professora Vanderleia Stec, quarto ano
Com o objetivo de ampliar o repertório textual dos alunos e desenvolver a habilidade de produção escrita, a professora Vanderléia Stec realizou com os alunos do 4º ano da Escola Municipal do Campo São Miguel de Itapará uma atividade especial de Língua Portuguesa, voltada ao estudo e produção do gênero textual notícia.
A proposta teve início com a leitura e análise de diferentes tipos de notícias retiradas de jornais infantis, revistas e sites educativos. Os estudantes aprenderam sobre a estrutura desse gênero textual, identificando os elementos essenciais: título chamativo, lead (resumo da notícia).
A partir desse estudo, cada aluno foi desafiado a escrever sua própria notícia com tema livre, podendo escolher assuntos do cotidiano, acontecimentos da escola, curiosidades, esportes, meio ambiente, animais, invenções, entre outros. A diversidade de temas trouxe riqueza à atividade e despertou ainda mais o interesse da turma.
Com muita dedicação e criatividade, os alunos redigiram suas notícias, ilustraram com desenhos e criaram títulos originais. A professora orientou a revisão dos textos e incentivou a autonomia de cada criança, respeitando seu estilo e suas ideias.
As produções foram reunidas na criação do *jornalzinho da turma, intitulado Notícias do 4º Ano, um mural coletivo que apresentou o trabalho dos pequenos jornalistas. O jornal foi exposto na escola para que outros alunos e outros professores pudessem conhecer as reportagens.
A atividade foi um sucesso! Além de reforçar o conteúdo sobre o gênero textual notícia, proporcionou um momento de expressão pessoal, cooperação e valorização das produções dos alunos. Através dessa vivência, a turma desenvolveu habilidades importantes como a escrita com propósito, a organização de ideias, a leitura crítica e o protagonismo na comunicação.
Comentários
Postar um comentário