CRIANDO E TRANSFORMANDO: BRINCAR E RECICLAR!

AUTORA
Professora Renata Elisa Boiko, 5º ano A

Os alunos do 5º ano A da Escola Rural Municipal São de Itapará, em Irati, Paraná, desenvolveram um pequeno estudo e projeto em sala de aula sobre as características dos materiais recicláveis e formas de utiliza-los em atividades diversas para seu próprio lazer e diversão utilizando alguns materiais para confecção de brinquedos. Juntamente ao trabalho da disciplina de Geografia e utilizando também alguns desses materiais foi realizada a construção de maquetes exemplificando paisagem natural e paisagem modificada culturalmente. Com o tema: Brincar e reciclar os alunos transformaram vários materiais descartados para coleta seletiva em brinquedos e objetos para confecção de seus trabalhos.

Com o auxílio de leituras, arquivos e exemplos de brinquedos, poderão transformar e cuidar da natureza de uma forma diferente. Utilizar exemplos de recicláveis classificando e dividindo-os para descarte correto e reutiliza-los foi uma forma surpreendente de demonstrar cuidado e de sustentabilidade com o ambiente. Pode-se perceber que esse assunto é muito importante para os dias de hoje, vivemos em um planeta que produz por dia bilhões de toneladas de lixo e muitos desses podem voltar a serem utilizados e transformar até mesmo a situação de crianças que não possuem condições de comprarem seus brinquedos, visto que podem ser confeccionados e doados, fazendo com que a preservação do meio ambiente ocorra de forma sustentável e consciente e a alegria e o espirito fraternal façam mudanças e conscientizem nossas crianças, que são o futuro de nossa sociedade.

Em conjunto com o assunto em sala de aula e seus trabalhos realizados, foi realizado uma exposição para as demais turmas da escola, onde muitos puderam além de apreciar os brinquedos e objetos produzidos, compreender a importância da preservação do meio ambiente transformando lixo em objetos de riquezas afetivas. Nossa geração necessita de conscientização e compreender que só poderemos mudar a situação do meio ambiente em que vivemos começando por nós mesmos, muitas vezes nem tudo precisa ser comprado mas pode ser reutilizado.





































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ÁGUA EM NOSSO CORPO

UNIVERSO E PLANETA, LOCALIZANDO-ME NO PLANETA TERRA!