UNIVERSO E PLANETA, LOCALIZANDO-ME NO PLANETA TERRA!

AUTORA
Professora Renata Elisa Boiko, 5º ano

Os alunos do 5º ano A da Escola Rural Municipal São de Itapará, em Irati, Paraná, desenvolveram estudos e atividades em sala de aula sobre o universo, sistema solar, planetas e sobre o planeta Terra utilizando os conceitos de meridianos e paralelos utilizados para localização espacial. Juntamente ao trabalho da disciplina de Ciências e Geografia foram utilizados diversos vídeos e materiais para confecção de cartazes e globo-terrestre confeccionando um planisfério com a utilização de materiais disponíveis. Localizar-se no planeta é fundamental, usamos nosso conhecimento sobre a Terra para entender outros planetas e, quem sabe, identificar outras regiões habitáveis no universo, curiosidade sempre presente na imaginação dos alunos. Um aluno que descobre e compreende sua localização no planeta Terra simultaneamente compreende que é parte integrante de um mundo fantástico e que precisa de cuidados, destacando a importância de nós, enquanto seres humanos, cuidarmos no nosso planeta, estimulando ações conscientes sobre a sustentabilidade

Com o auxílio de leituras, arquivos, vídeos e materiais pedagógicos os alunos confeccionaram cartazes onde puderam compreender como é o sistema solar e os planetas que o compõem, unindo disciplinas observaram que nosso planeta Terra visto por imagens de satélites é admirar a vida no planeta azul torna-se uma experiência reveladora. Ele é formado por camadas distintas no interior do globo até a atmosfera. Ao construir o planisfério observaram que sem as linhas imaginárias, meridianos e paralelos não seria fácil a localização espacial em nosso planeta e que graças a tecnologia isso se tornou acessível a todos.

Em conjunto com o assunto em sala de aula e seus trabalhos realizados, foi realizado uma exposição dos cartazes em sala de aula e planisfério com bolinhas de isopor. Estudar a Terra é conhecer a nossa casa, o planeta Terra é a nossa casa de uma forma mais ampla, com suas características, linhas e localizações e, para garantir que continue sendo um lugar habitável, precisamos entender como ela funciona observando suas transformações, cuidando da natureza e do planeta em que vivemos, mas de uma forma diferente agora, olhando sobre outro ângulo, ou seja, do espaço, sua localização e toda essa evolução.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRIANDO E TRANSFORMANDO: BRINCAR E RECICLAR!

A ÁGUA EM NOSSO CORPO