JORNAL DA TURMA: DANDO VOZ À LEITURA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA TV ESCOLAR
AUTORA
Professora Vanderleia Stec, quarto ano
Com o objetivo de incentivar a leitura expressiva, ampliar o repertório textual dos alunos e explorar a oralidade como forma de comunicação, a professora Vanderléia Stec realizou com os alunos do 4º ano da Escola Municipal do Campo São Miguel de Itapará uma atividade inovadora de Língua Portuguesa, envolvendo a gravação de diferentes gêneros textuais para a produção de um jornal televisivo da turma.
A proposta teve início com a leitura coletiva e análise de diversos gêneros textuais, como poemas, fábulas, notícias, piadas, receitas e curiosidades. Os estudantes aprenderam sobre as características de cada gênero, como linguagem, estrutura e intenção comunicativa. Em seguida, cada aluno escolheu um texto para treinar a leitura em voz alta, com atenção à entonação, ritmo e clareza.
Com muito entusiasmo, os alunos gravaram suas leituras utilizando aplicativos de celular e ferramentas digitais simples. As gravações foram editadas e organizadas para formar o Jornalzinho da Turma – Edição Especial na TV, uma coletânea audiovisual que valorizou a participação de todos os estudantes, dando espaço à criatividade e à expressão individual.
A exibição do jornal aconteceu em sala de aula, A atividade proporcionou momentos de alegria, orgulho e reconhecimento, além de despertar ainda mais o interesse pela leitura e pela produção de textos. Além de trabalhar os gêneros textuais de forma dinâmica, o projeto reforçou a importância da escuta ativa, da expressão oral, da cooperação e do uso das tecnologias de forma educativa. Com essa vivência, os alunos descobriram o prazer de comunicar, interpretar e compartilhar histórias, tornando-se protagonistas no processo de aprendizagem.
Professora Vanderleia Stec, quarto ano
Com o objetivo de incentivar a leitura expressiva, ampliar o repertório textual dos alunos e explorar a oralidade como forma de comunicação, a professora Vanderléia Stec realizou com os alunos do 4º ano da Escola Municipal do Campo São Miguel de Itapará uma atividade inovadora de Língua Portuguesa, envolvendo a gravação de diferentes gêneros textuais para a produção de um jornal televisivo da turma.
A proposta teve início com a leitura coletiva e análise de diversos gêneros textuais, como poemas, fábulas, notícias, piadas, receitas e curiosidades. Os estudantes aprenderam sobre as características de cada gênero, como linguagem, estrutura e intenção comunicativa. Em seguida, cada aluno escolheu um texto para treinar a leitura em voz alta, com atenção à entonação, ritmo e clareza.
Com muito entusiasmo, os alunos gravaram suas leituras utilizando aplicativos de celular e ferramentas digitais simples. As gravações foram editadas e organizadas para formar o Jornalzinho da Turma – Edição Especial na TV, uma coletânea audiovisual que valorizou a participação de todos os estudantes, dando espaço à criatividade e à expressão individual.
A exibição do jornal aconteceu em sala de aula, A atividade proporcionou momentos de alegria, orgulho e reconhecimento, além de despertar ainda mais o interesse pela leitura e pela produção de textos. Além de trabalhar os gêneros textuais de forma dinâmica, o projeto reforçou a importância da escuta ativa, da expressão oral, da cooperação e do uso das tecnologias de forma educativa. Com essa vivência, os alunos descobriram o prazer de comunicar, interpretar e compartilhar histórias, tornando-se protagonistas no processo de aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário